Acessar a tabela de depreciação de equipamentos

Já imaginou que nossa plataforma pode te ajudar no cálculo da depreciação dos seus equipamentos de forma prática e rápida? Pois é, isso é possível. Vamos ver como fazer isso?

Vá no menu lateral em Cadastro e Consulta > Equipamentos. Primeiramente, você precisa conferir se existem algumas informações do equipamentos já cadastradas. Então, clique no botão de editar do equipamento, como indica a imagem abaixo.

Você precisa se certificar que os campos Data de Aquisição, Valor de Compra, Valor Residual e Vida Útil estejam preenchidos.

Outra informação essencial que deve estar cadastrada é o valor da hora trabalhada os seus técnicos. Para certificar-se vá no menu lateral, depois em Usuários > Meus Usuários. Depois, clique no ícone de informações de usuários, como na figura abaixo. Feito isso, clique em Editar.

Certifique-se que o campo Custo Hora esteja preenchido.

Pronto, agora já podemos partir para a tabela. Para isso, volto ao painel de equipamentos: vá no menu lateral em Cadastro e Consulta > Equipamentos. Tendo encontrado o equipamento que você deseja analisar, clique no botão de visualizar, como mostra a imagem abaixo.

No início da página, canto direito, você verá uma informação referente ao Tempo Médio Entre Falhas (Meses). Caso você não tenha nenhuma Ordem de Serviço feita neste equipamento ele irá mostrar a seguinte mensagem:

Se for o caso de já haver este histórico de Ordens de Serviço ele irá lhe informar o tempo em meses.

Partindo agora para a tabela em si, vá ao final da página do equipamento, onde a tabela se encontra. As informações das linha correspondem aos anos desde a sua aquisição. As colunas representam os parâmetros. Nos ícones dos títulos de cada coluna você pode obter mais informações sobre o parâmetro ao qual ele ser refere.

1. É o ano de referência em questão.

2. É o valor depreciado do ano de referência. Clicando no ícone "i" você encontra toda a depreciação do equipamento segundo sua vida útil, ou seja, desde o seu ano de aquisição até o final da sua vida útil (uma projeção linear). Veja a imagem abaixo:


3. Esta informação traz todo o custo com peças e serviços utilizados em todas as Ordens de Serviço daquele ano.

4. Este campo pega o valor de hora-trabalhada dos técnicos e multiplica pelas horas que eles gastaram nas Ordens de Serviço do ano.

5. Ele calcula o a proporção de gastos com o equipamento em relação ao valor de sua depreciação, visto os parâmetros do ano.

6. MTBF, do inglês "Meantime Between Failure" ou "Tempo Médio entre Falhas", será calculado em meses. Clicando no ícone "?" você encontra os períodos entre falhas do equipamento. Ele também te informa se o último intervalo é superior ao MTBF e não teve uma falha, além de dar uma data prevista para ocorrer a falha. Também há a informação total (entre os anos) do MTBF.


Fácil não é?

Espero ter ajudado!

Se você ainda tiver dúvidas, pode nos procurar pelo nosso chat interno no canto inferior direito.

Ajude-nos a melhorar nossos serviços. Sua opinião é muito importante para nós.