Cadastro de checklists e procedimentos

Após o cadastro de empresas e dos equipamentos é hora de cadastrar os checklists e os procedimentos.

Agora que você já tem cadastro em seu sistema dos clientes e dos equipamentos, está na hora de criar checklists para que eles sejam vinculados a procedimentos e utilizados em Ordem de Serviço onde esses procedimentos serão utilizados.

O fluxo dentro do sistema para isso será sempre: criar o checklist > vinculá-lo a um procedimento ---> definir quais os equipamentos que terão este checklist.

1º PASSO: CRIAR CHECKLIST

2º PASSO: ADICIONANDO O CHECKLIST

- Vamos tomar como exemplo o cadastro de um checklist de Preventiva para Desfibrilador.

1- Campo para inserir o título deste checklist.

2- Selecionar o tipo desse checklist. Existem quatro tipos: Opções, Número, Texto e Teste automático. O tipo 'Opções' é utilizado para quando você quer que aquela descrição receba um status de 'Aprovado' ou 'Reprovado' e quando estiver executando esse checklist.

3- O símbolo de '+' tem a função de adicionar mais um campo para outras descrições. Logo, se você tiver 10 itens para verificar neste checklist, deverá clicar 10 vezes no símbolo '+'.

4- O tipo 'Texto' é indicado para quando no momento de executar o checklist você queira que apareça um campo de inserir algum texto.

OBS 1: Para observações, no momento de execução do checklist existe um campo próprio para observações.

5- O tipo 'Número' é indicado para quando você precisa trabalhar com faixas de números. Vamos utilizar como exemplo a descrição "Corrente de Fuga para Parte Aplicada (µA)" e queremos que esse valor encontrado no momento da execução do checklist seja "Menor que 500", podemos selecionar utilizando a opção 6, que abre para você selecionar o campo 'Maior', 'Menor' e 'Igual', como mostrado na figura a seguir.

Obs.: O tipo Teste automático é utilizado apenas para os que possuem nosso analisador de segurança elétrica, Da Vinci.

Terminado o seu checklist, clique em Salvar.

DICA: Caso você queira que o checklist seja dividido por títulos, por exemplo, uma tabela só para 'Limpeza Geral' e outra só para 'Testes e Verificações', crie dois checklist com os títulos e coloque na frente de cada título, a qual equipamento ele pertence. Exemplo: "Limpeza Geral- Desfibrilador", "Testes e Verificações- Desfibrilador".

Pronto. Você criou seu checklist!

Agora vamos vincular esse checklist a um procedimento e informar ao sistema quais equipamentos pertencerão esse procedimento?

- Dentro de 'Cadastro e Consulta' clique em 'Procedimentos' e clique em +Adicionar.

OBS 2: Nesta página de procedimentos você também consegue ter acesso aos outros procedimentos já criados e poderá editá-los ou excluí-los.

3º PASSO: CRIANDO OU EDITANDO INFORMAÇÕES

OBS 3: Informações obrigatórias apresentam o símbolo de asterisco (*).

OBS 4: Na escolha do tipo, esteja consciente que os checklist só abrirão caso a ordem de serviço seja respectivo àquele procedimento. Por exemplo: Se você criar um procedimento com o Título de "POP- Manutenção Preventiva de Desfibrilador" e selecionar como tipo apenas 'Manutenção Preventiva', a sua ordem de serviço deverá ser do tipo 'Manutenção Preventiva'. Caso você queira que esse procedimento abra em todos os tipos de Ordem de Serviço, selecione todos os tipos.

- Escolha quais os checklists pertencerão a este procedimento. Para isso, clique no campo do checklist e ele irá te mostrar uma lista com todos os checklists cadastrados e basta você clicar neles.

Uma funcionalidade do sistema que agiliza o processo é a possibilidade de carregar os templates de calibração e de corretivas, facilitando na hora da execução.

Para cadastrar os templates é bem simples, basta selecionar em "Tipos" o tipo de serviço ao qual este procedimento atenderá (calibração ou corretiva). Primeiro vamos aprender a cadastrar o template de calibração e depois iremos abordar o template de corretiva.

- Calibração: a imagem abaixo mostra como se cadastrar as tabelas de calibração do template. Basta preencher as informações e clicar em Salvar. As informações a serem preenchidas são:

1. Nome da tabela do parâmetro escolhido para cadastro.

2. É a unidade de medida do parâmetro.

3. É o intervalo de confiança, ou seja, pode ser usado para descrever o quanto os resultados das suas medidas são confiáveis, em geral utiliza-se 95%.

4. Implica em você escolher se será admitir um valor de erro máximo e se ele será considerado percentual ou unidade por medida.

5. Indica o erro máximo admissível.

6. Indica o Valor do Instrumento, ou seja, o valor setado no equipamento, seu valor de referência utilizado.

7, 8, 9. Indicam o Valor Verdadeiro Convencional, ou seja, o valor medido.


- Corretiva: a imagem abaixo mostra como se cadastrar as tabelas de corretiva do template, para monitoramento dos chamados pelos solicitantes. Basta preencher as informações e clicar em Salvar. As informações a serem preenchidas são:

1. Neste campo você informará o tempo máximo que o solicitante irá aguardar para iniciar o atendimento de seu chamado.

2. Você deve informar os e-mails de quem deve receber uma notificação sobre a abertura de novos chamados (no caso seus usuários: técnicos). Deve-se separar por vírgula.

Caso você queira saber como criar e monitorar chamados, clique aqui.

4º PASSO: ADICIONANDO OS EQUIPAMENTOS QUE IRÃO PERTENCER A ESTE PROCEDIMENTO

DICA: Você pode procurar direto por tipo de equipamento.

Os equipamentos irão aparecer na janela de Itens Disponíveis. Selecione os equipamentos (Para selecionar mais de um, mantenha a tecla 'Ctrl' pressionada e clique nos itens desejados). Utilize o símbolo '>' para mover os equipamentos selecionados para 'Itens Selecionados'. Feito isso, clique em Salvar.

Prontinho! Agora seu procedimento está pronto e toda vez que você abrir uma ordem de serviço para qualquer equipamento que estiver dentro de um procedimento, correspondente ao tipo do procedimento, o checklist irá estar disponível.


Espero que minha ajuda tenha sito satisfatória! Se você ainda tiver dúvidas, pode nos procurar pelo nosso chat interno no canto inferior direito.

Ajude-nos a melhorar nossos serviços. Sua opinião é muito importante para nós.