Analisar calibração

Você já deve ter se deparado com o botão de "Analisar" dentro do módulo de calibração, na geração do Certificado de Calibração.

Ao final do procedimento de calibração, o software Arkmeds fornece um diagnóstico da calibração, essa é a função do botão "Analisar", e indica quais as fontes de incerteza que mais influenciam na incerteza final (em valores percentuais), podendo assim identificar e planejar possíveis melhorias em seu processo de calibração.


Tá! Mas o que isso vai mudar no meu serviço prestado?

Com base nessa análise você pode tomar decisões importantes para o seu serviço. Tomando como exemplo a figura abaixo, a análise da calibração feita há um ano atrás apresentou um erro máximo de 156.67% para a medida de 30 metros, a análise atual apresenta um erro máximo de 5.00% para a mesma medida, indicando que seu erro diminuiu consideravelmente e que possivelmente o padrão utilizado para a medição atual é mais interessante do que utilizado na medida anterior. Se o contrário tivesse ocorrido, poderia indicar que o seu padrão não está adequado para a sua medição. É extremamente importante avaliar se os erros máximos e as incertezas declaradas estão compatíveis com o instrumento calibrado e, caso não seja, se é possível ou não conviver com esses erros apresentados.

Outro ponto é ficar atento quanto à calibração, antes do ajuste, se a mesma indicar desvios acima da tolerância do equipamento, tomar as devidas providencias, com base na apuração das medições anteriores, e aos padrões utilizados.

Com base nas informações acima, o texto abaixo explica um pouco mais sobre como sobre como são obtidos os valores demonstrados na tabela de análise.

A coluna de Erro Máximo é especificado pela soma do valor da tendência (em módulo) e da incerteza (em módulo) em relação ao valor do instrumento. A mesma ideia vale para o "Erro Máximo Anterior", porém, indicando do Certificado de Calibração anterior ao que está sendo lançado.

1- A "Repetitividade": Grau de concordância entre os resultados de medições sucessivas de um mesmo mensurando. Quantitativamente, é expresso em função das característica de dispersão dos resultados de medição. A incerteza proveniente da repetitividade dá-se o nome de Incerteza do Tipo A. No software, calcula-se essa incerteza considerando-se uma distribuição t-student.

As resoluções (2, 3 e 4 indicadas abaixo) são incertezas do Tipo B, ou seja, originadas de fatores mensuráveis externos ao instrumento de medição.

2- A "Resolução do Equipamento" - Leva em conta a incerteza gerada pela resolução do equipamento, considerando-se no cálculo uma distribuição Retangular.

3- A "Resolução do Padrão" - Leva em conta as incertezas da resolução do padrão, considerando-se uma distribuição Retangular.

4- A "Herdada do Padrão" - Incerteza fornecida pelo certificado de calibração do padrão.

O cálculo da incerteza combinada que é a combinação de todas as fontes de incerteza no procedimento de medição, são estabelecidos de acordo com o Teorema do Limite Central, considerando as fontes de incertezas independentes e fazendo uma combinação quadrática dessas incertezas.

Ao final do procedimento de calibração, o software Arkmeds fornece um diagnóstico da calibração, indicando quais as fontes de incerteza que mais influenciam na incerteza final (em valores percentuais), podendo assim identificar e planejar possíveis melhorias em seu processo de calibração.


Espero que minha ajuda tenha sito satisfatória!

Se você ainda tiver dúvidas, pode nos procurar pelo nosso chat interno no canto inferior direito.

Nos ajude a melhorar nossos serviços. Sua opinião é muito importante para nós. Agradecemos!