Calibração direta pelo aplicativo

Veja como executar a calibração no aplicativo Arkmeds pelo seu dispositivo mobile (celular, tablet etc) sem precisar imprimir papel.

Dica: Caso não saiba como baixar o aplicativo, clique aqui.

Para realizar uma calibração no aplicativo, você primeiro deve abrir uma OS do tipo calibração e alocar seu login como técnico responsável ou executar uma OS de algum plano e também colocar seu login como responsável.

Lembre-se: para baixar o serviço é preciso sincronizar o app!

Faça login no aplicativo, clique em Equipamentos e selecione o equipamento em que você irá trabalhar. Na tela seguinte vai aparecer o tipo de serviço a ser feito e que está disponível para seu usuário. Então você conseguirá visualizar o serviço de Calibração pendente como na imagem abaixo. Clique no serviço.

A imagem abaixo vai ser apresentada. No campo 1 estão as seguintes informações: Modelo | Fabricante e Tipo de Equipamento. O campo 2, te dará acesso a informações de edição da OS, como alterar a Origem do Problema, a Descrição do serviço feito, Observações etc. Os campos 3 e 4 estarão disponíveis quando todos os campos obrigatórios da calibração estiverem preenchidos: o campo 3 permite que seu cliente assine diretamente na tela do celular, sem a necessidade de um login solicitante e o 4 finalizará sem a assinatura. Um deles deverá ser selecionado para finalizar o serviço e enviar para a plataforma. O campo 5 é para situações em que por algum motivo aquele serviço não pode ser concluído. Clicando nessa opção você pode alterar o estado da OS para "aguardando peça", por exemplo. Realocar o técnico responsável, alterar o Problema Relatado, a Origem do Problema, a Descrição e Observações.

1º Passo

Clique em Calibração.


2º Passo

Preencha a tabela e os demais campos. Clique em Linha + para adicionar uma linha e Coluna + para adicionar uma coluna.

3º Passo

Clique na seta do canto superior esquerdo.


Em Criação do certificado de calibração você poderá ver o Solicitante, ou seja, o cliente para o qual a calibração está sendo feita. No campo Procedimentos e Observações você seleciona qual o procedimento que irá utilizar para realizar a calibração. Os procedimentos são previamente cadastrados no sistema. Caso você tenha dúvidas nessa parte acesse esse tutorial aqui.

No campo Condições ambientais, você irá inserir dados como local da calibração, temperatura, umidade relativa e sua incerteza em percentual.

Já no campo Finalização do certificado são pedidos dados como a data de criação do certificado, emissão e validade. De forma automática esses dados são preenchidos puxando a data do dia atual e colocando a data de vencimento para daqui um ano. No entanto, eles podem ser alterados.

Além disso, é possível definir o técnico responsável pela calibração e o responsável solicitante, ou seja, aqui você pode inserir o nome do seu cliente que deverá assinar o certificado.

Continuando o preenchimento do seu certificado, na segunda etapa você deverá de fato preencher os dados da calibração. Apertando o ícone destacado em 1, você poderá adicionar outras tabelas de calibração e pelo ícone 2, você poderá excluir alguma tabela. Usando os símbolos de + e - da Linha e Coluna você poderá adicionar/excluir outros pontos de VI (Valor indicado) para medir e adicionar/excluir quantos VVCs (Valores Verdadeiros Convencionais) você quer ler nessa calibração. No item 4 está destacada a tabela, onde você irá inserir os dados de leitura para preencher sua tabela de calibração.

Para finalizar a sua calibração você deverá preencher os dados abaixo. No campo título, você define o nome da sua tabela. No item "Padrão" você terá acesso a lista dos padrões já cadastrados no seu sistema (caso ainda não possua acesse esse tutorial para aprender como fazer, aqui). Assim que você definir seu padrão no item "Incerteza" você poderá selecionar o parâmetro associada ao padrão que você mediu na sua tabela. Logo em seguida, você irá definir as resoluções do padrão e do equipamento.

Os itens "Faixa de uso" e "Capacidade" são de preenchimento opcional.

Em "Unidade de medida" você deverá selecionar qual o grandeza associada a sua medição.

Em "Fator de confiabilidade" você deverá selecionar qual o grau de confiança desejado para a calibração que você irá fazer.

O "Critério de aceitação" é utilizado caso você queira que seu certificado aprove/reprove um resultado. O critério pode ser definido em valor percentual ou em valor absoluto. Definido o critério de aceitação você deverá então indicar no item"Erro máximo admissível" qual o valor a máximo a ser aceito para que o certificado seja aprovado.

Finalizado o preenchimento desses dados você poderá voltar na tela do serviço e clicar no botão: "Tudo OK! Enviar serviço"

Sua calibração já estará disponível e assinada no site da Arkmeds. Lembrando que para pegar a assinatura do seu cliente primeiro você deverá através da plataforma clicar no cadeado para liberá-la.

IMPORTANTE: não se pode fazer o logout (deslogar) do aplicativo nem desinstalar enquanto ele estiver offline, pois seus dados feitos sem internet serão perdidos!

Muito fácil, não é? Agora você já pode começar a fazer calibrações a partir do seu dispositivo.


Nos ajude a melhorar nossos serviços. Sua opinião é muito importante para nós!

Se você ainda tiver dúvidas, pode nos procurar pelos chat interno no canto inferior direito.